Agora você vai finalmente concluir se você é gorda(o) ou não!

Flávio Evangelista personal trainer, nosso redator convidado no Blog, desvenda todos os MISTÉRIOS se você é gorda ou não.

Balanca simplesmente linda

VOCÊ É GORDA (o)?

Agora você vai finalmente concluir se você é gorda (o) ou não!

Considere um indivíduo com as seguintes medidas:

  • Peso 99,8kg
  • Pescoço 50,2cm
  • Cintura 86,3 cm
  • IMC 30,42

Agora me diga, este indivíduo está gordo ou não?  E você, você está gordo ou você é gorda?

Por favor cometa a gentileza de ser sincero comigo e coloque a sua primeira resposta nos comentários.

Agora, vamos repensar estas questões!

QUAL A DEFINIÇÃO DE PESO CORPORAL?

O seu peso NÃO define a sua condição, esta grandeza (peso corporal total) é a soma:

  • da nossa massa de gordura,
  • da massa óssea (esqueleto),
  • da massa muscular
  • e massa residual (pele, vísceras, fluidos e demais órgãos).

Portanto, aquele número que aparece na balança lhe dá uma noção do seu peso corporal total mas não lhe dá um panorama da sua composição corporal.

calculo-imc simplesmente linda
Calculo-IMC

DIFERENTES PESSOAS MESMA SINA!

Vivemos em uma época pautada por um padrão de beleza que busca mulheres magras, altas com seios fartos, pescoço longo, cintura fina e quase nenhuma gordura corporal e homens com troncos largos, rostos quadrados, braços fortes e abdômen esculpido.

Acontece que embora todos sejamos membros da mesma raça, estamos sujeitos a genética, uma herança que deriva do ambiente e do estilo de vida dos nossos ancestrais (pais, avós e demais ascendentes) e desta forma temos diversas composições corporais é o que chamamos de somatotipo.

QUAL O MEU TIPO?

O termo somatotipo foi usado pela primeira vez em 1940 e não se valia de qualquer medida diretamente obtida, limitava-se a fotografar o indivíduo em três posições – de frente, de costas e de perfil -, a cada um destes componentes era atribuída uma pontuação em virtude da análise destas fotos.

O somatotipo representa a quantificação destes componentes, que como já disse, dependem da carga genética de cada indivíduo, sendo assim os seres humanos seriam divididos em três tipos:

  1. Endomorfia: O nome vem do termo endoderma, que quando somos embriões é responsável por originar nossa massa visceral. Sendo assim endomorfos tem uma maior concentração de massa na região abdominal, indicando uma maior tendência a obesidade.
  2. Mesomorfia:. Tem o nome derivando da camada mesodérmica embrionária, responsável pelo desenvolvimento de músculos e ossos. Indivíduos com estas características possuem uma maior massa musculoesquelética.
  3. Ectomorfia: Predominam aqui os tecidos da camada ectodérmica, indivíduos com esta característica são aqueles que apresentam formas lineares, são longilíneos por natureza. (MAGROS, ENTENDERAM?)

você é gorda

Agora você deve ter se identificado em um destes tipos e está dizendo:

– Obrigado por nada Flávio Evangelista, eu já sabia que era assim e agora você vem só pra reafirmar isso!

Calma, lembra que no início do texto eu perguntei se você está gordo e não se você é gordo.

Você acha que dá na mesma?

Eu explico a diferença.

BALANÇA QUE EU GOSTO?

Impulsionadas por aquela diferença de peso na balança ou pela perda de roupas que até ontem eram largas e hoje precisam de uma 1/2 hora de preparação e do auxílio de alguma alma bondosa para serem vestidas, as pessoas resolvem controlar a alimentação e começam a praticar atividade física.

No início tudo é LINDO, todos os dias aquele bendito ponteiro da balança retrocede um pouco e com mais alguns dias ele cai bastante marcando menos 2, 3, 4 quilos ou mais, até o dia em que o desgraçado cisma de parar de descer e numa ousadia infernal, ele sobe!

você é gorda
Você é gorda

É quando você grita:

– Como assim?!?!?!? Eu continuo fazendo tudo que fiz no princípio!

Calma, eu acredito em você!

Mas lembra-se quando eu afirmei que o peso corporal nada mais é do que a soma de várias massas?

Por este motivo você não pode tomar somente como base os números da balança.

Sendo assim, é importante ser acompanhado por um profissional de saúde qualificado, capaz de realizar uma avaliação física.

Este procedimento vai dizer a você como está a sua composição corporal, pois você pode até ter recuperado 500g de peso, mas a balança é incapaz de dizer se isto se deve a um aumento de gordura, músculos ou até mesmo uma maior retenção de líquidos.

NADA É, TUDO VAI SENDO!

Avaliar é o mais correto na hora de definir quem é você em termos de composição corporal, pois, você até pode ter nascido um endomorfo, mas dependendo do seu esforço (preciso repetir sobre a influência de um estilo de vida saudável?) a composição do seu corpo pode ser mudada, portanto ninguém é gordo:

 As pessoas estão gordas até o momento em que resolvem mudar a sua composição corporal.

Por isso as técnicas modernas de avaliação designam as pessoas hoje em dia quase que na maioria das vezes em uma composição corporal mista.

Profissionais de educação física como eu, entendem que a eficácia de um programa de reprogramação do estilo de vida de uma pessoa.

Estilo esse com base em mudanças nos hábitos alimentares e adoção de atividades físicas os quais só podem ser mensurados através das mudanças ocorridas na divisão entre os componentes da composição corporal total, estabelecendo um equilíbrio saudável entre o percentual de massa gorda e o de massa magra.

Dessa maneira ponha algo na sua cabeça, você não é gordo!

 Seu peso não é uma sentença é só um retrato momentâneo das suas escolhas da mesma forma em que uma rocha não é uma rocha, ela está sendo, até o dia em que se torna areia, a areia se torna lama, até que outras forças atuem sobre esta matéria e ela mude!

*** NADA É, TUDO VAI SENDO ENTENDEU?****

E O INDIVÍDUO?

Ah, o indivíduo do início do texto não é ninguém menos do que o ex-campeão mundial de boxe dos pesos pesados: Mike Tyson!

Image via: Classic Fights
Image via: Classic Fights

Essas eram as suas medidas corporais no auge da carreira, e aí, você acha que ele era gordo?

Se acha que sim, eu duvido você dizer na cara dele!

Esse post (VOCÊ É GORDA) foi amigavelmente escrito por Flavio Evangelista

Personal trainer com 10 anos de atuação, criador do sistema de gestão de bem-estar denominado Compos Sui, que busca conhecer o perfil comportamental, as limitações físicas e desejos dos seus clientes!

São Paulo – ABC                                         

Clique aqui e visite o Facebook do Flávio Evangelista

 

 

CLIQUE AQUI E BAIXE O Guia Simplesmente Linda para Pincéis de Base