Use protetor solar de acordo com seu tipo de pele

Com a chegada do verão de 2016/2017, e do calor, a pele precisa de atenção especial. Meteorologistas apontam que as temperaturas ultrapassarão facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes no Brasil, como Rio de Janeiro, Pernanbuco, Alagoas, Bahia, Piauí e Tocantins.

boy-958457_640

Seguindo as orientações abaixo, você poderá aproveitar o melhor do sol protegendo sua pele:

Use protetor solar: essa é mais uma dica de beleza diária que vai ajudar a manter a sua pele bonita e saudável por muito tempo!

Vocês provavelmente já sabem que o sol, apesar de maravilhoso, apresenta um tipo de radiação que tem efeito cumulativo e pode ser prejudicial a nossa pele causando desde manchas, rugas, envelhecimento precoce, até câncer de pele. Por isso, precisamos nos proteger da maneira correta. Existem produtos com diferentes níveis de fator de proteção solar (o famoso FPS), mas a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica o uso de protetores solares com FPS 30 ou maior com eficiente proteção contra a radiação UVA e UVB. Também é importante avaliar a apresentação do protetor solar em formulações em gel, creme, spray, bastão, porque são adequados cada tipo de pele e podem ajudar a prevenir a acne.

A escala de Fitzpatrick foi desenvolvida na década de 70 por um médico americano da Escola de Medicina de Harvard. Trata-se de uma classificação para os tipos de pele, baseada na cor da pele e na reação a exposição solar.

A pele pode ser agrupada em seis fototipos cutâneos diferentes:

Grupo/Fototipo Eritema Bronzeado Sensibilidade
I Branca  Sempre Nunca Muito Sensível
II Branca Sempre Às vezes Sensível
III Morena Clara Moderado Moderado Normal
IV Morena Moderada Pouco Sempre Normal
V Morena Escura Raro Sempre Pouco Sensível
VI Negra  Nunca Pele muito pigmentada Nunca

Os fototipos I e II são aqueles de peles muito claras, que só fica vermelha e não bronzeia, e para elas o ideal são os protetores com FPS 60 ou acima.

Os fototipos III E IV se caracterizam pela pele mais morena. Nesse caso, opte pelo FPS 50 no início do verão e diminua para o FPS 30 mais para o fim da estação, quando a pele já estará mais queimada.

Os fototipos V e VI são aqueles de peles escuras, que não têm risco de queimadura, mas precisa ser protegida para evitar o câncer de pele com o FPS 30.

E, se você acha que está segura desses raios no inverno, está muito enganado. A maior parte do espectro ultravioleta, a radiação UVA, possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno e o verão, e sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento.

Dica como usar o protetor solar

Passe o protetor solar na quantidade de uma moeda para o rosto, antes de sair de casa, mesmo que esteja nublado ou mesmo chovendo. Não se esqueça de proteger os seus lábios (você pode preferir um protetor solar labial), pescoço, costas das mãos, e área dos olhos, uma vez que todos esses pontos estão expostos aos raios UV. Quando a exposição ao sol for maior, dependendo do tipo de roupa que você utilizar, passe protetor em todas as áreas expostas ao sol.