O cronograma capilar para o seu cabelo

Nos últimos dois anos, o cronograma capilar passou a ser uma febre para cuidados com o cabelo. E os benefícios dessa técnica para um cabelo bonito e saudável são realmente evidentes. Assim, você que já conhece ou você que não conhece ainda, pode usar o cronograma capilar a seu favor na rotina de beleza.

O cronograma capilar é uma agenda que surgiu com a proposta de recuperar a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa.

Você mesma pode criar o seu cronograma capilar dependendo das necessidades do seu cabelo, com nutrientes que eles mais precisam: água, lipídeos e proteínas.

As fases do cronograma capilar podem ser de hidratação para repor água, nutrição para repor lipídeos (óleos essenciais) e reconstrução para repor o principal componente do nosso cabelo, proteína.

Você conseguirá perceber se o seu cabelo precisa mais de água quando está sem brilho e ressecado, de óleos quando está muito quebradiço e com muito frizz, e de proteínas quando o cabelo está muito poroso e fino. De maneira geral, todos os cabelos precisam repor a massa que é basicamente formada por proteínas, então recomenda-se a fase de reconstrução uma vez por mês. Mas dependendo do nível de danificação do seu cabelo (excesso de química, tinturas, progressivas) recomenda-se uma reconstrução a cada duas semanas até o cabelo se recuperar.

Teste de porosidade

Com o cabelo limpo (lavado no dia) porem seco.  Separe alguns fios do seu cabelo (aqueles que ficam no pente e/ou que naturalmente caem, não precisa “arrancar os cabelos”, please!)  e deixe-os num copo de água filtrada. Aguarde por 10 minutos e observe:

Teste de porosidade

Cronograma capilar

Escolha três dias da sua semana para seguir o cronograma capilar todo mês e manter seu cabelo nutrido, forte, recuperado e saudável. Montamos para vocês um guia básico do cronograma capilar, mas ele pode ser alterado segundo a necessidade do seu cabelo.

Existem vários produtos comerciais e produtos naturais que podem ser usados nas três fases do cronograma capilar. E aqui, nos explicamos direitinho para vocês!

Máscaras de hidratação: a hidratação repõe água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado, deixando o cabelo mais sedoso e macio.

Apresentam como base frutas, vegetais e pode conter até mesmo pantenol que é um tipo de álcool que ajuda na formação de um ácido (o ácido pantanóico) que é essencial para a pele e o cabelo. Exemplos comerciais: Máscara de Hidratação Intensiva Pantene, Joico K-PAK Intense Hydrator Damage Hair, Tresemmé Hidratação Profunda,  Natura Ekos Castanha, Head & Shoulders Hidratação .

Image result for mascaras do hidratacao

Máscaras de nutrição:  repõe os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Apresentam como base óleos vegetais e manteigas como a manteiga de karité. Exemplos comerciais: Macadamia Natural Oil, L’OREAL Extraordinary Oil.

Máscaras de reconstrução: o processo de reconstrução deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. O objetivo é deixar o cabelo forte! Eles tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho e pelo balanço natural das madeixas. E, por isso, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios.

Apresentam como base as proteínas como a famosa queratina, ou arginina, creatina e até mesmo colágeno. Exemplos comerciais: Máscara Pro Ketarin L’OREAL, Queravit Bio Extratus.

O que achou de nossa materia? Clique aqui e comente em nosso facebook.

Para máscaras naturais para o seu cabelo veja nosso artigo:

Máscaras naturais para o seu cabelo