Os vinhos preferidos delas e o que não pode faltar na taça de vinho de uma mulher

Uma boa taça de vinho é um inigualável prazer. Por isso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que foi na semana passada, comemorado no dia 8 de março, listamos os estilos que não podem faltar na taça de vinho delas!

Taça de vinho Blog Simplesmente Linda

Cada vez mais, as mulheres estão se rendendo aos vinhos. Essa preferência se torna nítida quando comparamos os dias de hoje com antigamente: atualmente é comum vermos mulheres trabalhando neste setor, diferente de décadas passadas quando apenas homens exerciam funções ligadas a bebidas alcoólicas.

O que não pode faltar na taça de vinho delas?

Temos, hoje, grandes mulheres à frente de muitas adegas importantes. A preferência delas? De acordo com a sommelière Simone Sylvestre, os exemplares mais leves ainda têm mais destaque. “Geralmente, a mulherada gosta mais dos vinhos rosés e espumantes. Eles são mais delicados e, portanto, conquistam com mais facilidade o paladar das mulheres”, diz. Para ela, rótulos com bom nível de acidez e finos têm mais possibilidade de agradar. “Acredito que uma das uvas que mais se destaca com as mulheres é a Pinot Noir, que resulta em rótulos extremamente elegantes”, opina.

Taça de vinho Blog Simplesmente Linda
Simone Sylvestre no Chile

Antigamente, os vinhos mais adocicados eram os preferidos das mulheres, não que hoje eles não sejam contemplados, mas outros estilos também estão presentes na taças de vinho delas.

A mulherada está mais curiosa, quer experimentar outros sabores e conhecer novos aromas. Elas querem se surpreender. Mais do que isso: querem organizar ocasiões especiais, harmonizações inesquecíveis e, para isso, a mente (e o paladar) deve estar preparada para novas experiências. “Confesso que prefiro espumantes e vinhos mais leves. Mas, ultimamente, alguns tintos estão me encantando, principalmente rótulos com a uva Syrah”, comenta a empresária Cristiane Ferreira.

Quebrando o tabu sobre a taça de vinho

O que antes era “ritual” dos homens, hoje já é comum uma mulher escolher vinho em restaurantes e, ainda, experimentar a bebida antes deles. Pois é, beber vinho se tornou, para nós mulheres, mais do que simplesmente degustar uma bebida alcoólica: se tornou estilo de vida. O fato é que as mulheres estão em busca de consumir produtos que agreguem cultura.

O vinho é um exemplo disso: enquanto degustamos, aprendemos. É algo cultural. Vinho tem história e raízes. Por isso, muitas empresas, com o intuito de atrair ainda mais as mulheres, apostam em embalagem diferentes, rótulos chamativos e nomes femininos. É, mulherada, estamos em alta no mercado…

Taça de vinho Blog Simplesmente Linda
Taça de vinho Blog Simplesmente Linda

Para Simone, o maior erro dos consumidores é querer impressionar alguém com determinados rótulos. “Acho que o vinho ainda é visto no Brasil como a ‘bebida para celebração’, enquanto em outros países, simplesmente, como uma bebida do dia a dia. Muitas pessoas acabam comprando um vinho sem saber a história, o sabor ou até mesmo a uva utilizada. Nunca pense que vinho caro será sua melhor escolha”, alerta.

Bebida do bem

Um dos motivos pelo interesse na bebida é, sem dúvida, por conta de seus benefícios. Estudos garantem que beber taça de vinho com certa frequência ajuda no combate de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas e, também, na prevenção do envelhecimento cutâneo. Todos esses benefícios vêm dos polifenóis, como os famosos flavonoides e resveratrol – substância conhecida pelo seu poder antioxidante. “Eu sempre gostei de vinho, mas depois que descobri as vantagens para a saúde, estou consumindo mais. Mas, é claro, com moderação. Costumo tomar uma taça de vinho por dia, preferencialmente, tintos mais leves, não tão tânicos”, complementa a publicitária Bruna Almeida, também cliente da Vinno.

Simone Sylvestre e sua paixão pelo vinho

Há dez anos como sommelière, e há doze  anos morando na Inglaterra, Simone Sylvestre é uma daquelas profissionais que realmente ama a profissão. Saiba mais sobre sua trajetória, visão de mercado e dicas para os amantes da bebida.

Taça de vinho Blog Simplesmente Linda
Sommelière Simone Sylvestre

Quem gosta de gastronomia, gosta de vinho, e vice-versa. Foi assim que Simone Sylvestre descobriu sua paixão pela bebida. Mas ela foi além. Deixou de lado sua carreira como chef de cozinha, num grande grupo alimentício, para se dedicar integralmente ao vinho. “Trabalhava na Compass Group, na Inglaterra, quando me vi totalmente ligada ao vinho. A gastronomia me trouxe esse fascínio, que permanece e cresce até hoje”, relembra.

Apoiada pela família, Simone não pensou duas vezes e foi atrás de seu novo objetivo: se tornar uma grande profissional de vinho.

Hoje é formada na renomada escola Wine & Spirit Education Trust, já conquistou a importante certificação WSET Nível 3 e está emprocesso de conclusão do Nível 4.

Todo esse empenho rendeu trabalhos em restaurantes, hotéis, participações em competições, coluna em revista e experiência como educadora nessa área. “Como sommelière, trabalhei nos restaurantes Roux at Parliament Square e Le Gavroche. Este último, sem dúvida, foi o degrau mais importante na minha carreira”, afirma ela, que por conta da profissão teve a chance de conhecer diversos países – e terroirs. Morando na Inglaterra há onze anos, a sommelière decidiu voltar a morar no Brasil, mas sua base sempre será o país que a acolheu. “No momento, sou consultora e socia do Vini Italiani , ou seja, escolhendo e comprando os vinhos que acredito que valem a pena”, complementa.

Clique aqui e veja o Instagram Simone Sylvestre

E você, já escolheu o seu vinho?

Blog Simplesmente Linda